19 novembro 2007

Sua Majestade Orquidea


A minha flor preferida é a orquídea. Não sei porque motivos a elegi mas, ao longo dos anos, passei a admira-la cada vez mais. Não existe no mundo flor mais elegante que a orquídea. É uma flor bela, deslumbrante e de aroma forte e penetrante. É uma flor perfeita. Uma flor simplesmente espectacular.
A orquídea é detentora de uma beleza rara e cativante. Com o seu gracioso e exótico charme é muito sensual e feminina. Seu nome, no entanto, é de origem masculina. A palavra “orquídea” deriva do vocábulo grego “orkhis”, o qual significa testículo, isso porque as primeiras espécies conhecidas possuíam duas pequenas tuberas gémeas parecidas com testículos humanos.
Pergunto aos meus botões se a masculinidade do nome não terá também a ver com a força que ela representa. Embora também seja verdade que as mulheres são mais fortes que os homens. Mas… estou a desviar-me do assunto. É melhor voltar para Sua Majestade Orquídea e deixar essa “guerra dos sexos” para outra ocasião.
A orquidea é uma flor extremamente versátil. Existem mais de 25 mil espécies de orquídeas, sendo cada uma delas ainda mais graciosa e divinal que as outras. É uma das maiores e mais evolutivas famílias do reino vegetal.
A orquídea (sobre)vive nos mais diversos ambientes. É uma verdadeira lutadora e adapta-se ao frio, ao calor, a seca e a humidade. Sobrevive tanto em baixas como em altas altitudes.
As que crescem no solo são as chamadas orquídeas terrestres. Nas regiões tropicais e sub-tropicais, no entanto, predominam as espécies das florestas. Nesse habitat, a humidade atmosférica é elevadíssima. Os dias são quentes e as noites bem mais frescas. Na floresta, a maioria das orquídeas ocorre sobre as árvores e outros vegetais, vivendo de forma harmoniosa com outras famílias de plantas. São as chamadas orquídeas epífitas. Importa sublinhar que nenhuma orquídea é parasita; ela é demasiado digna para o ser! Apenas usam as árvores e outros vegetais agarrando-se a eles, agarrando-se a vida, sem deles nada tirar.
A orquídea, para além de formosa e cheirosa, é um verdadeiro exemplo de luta pela vida. Perseverante, consegue tirar tudo de quase nada. Em condições extremamente inóspitas, suportando o Sol escaldante durante o dia e aguentando a brusca baixa de temperatura durante a noite, a orquídea sobrevive até no deserto, lutando com todas as suas forças para sobreviver. E mesmo enquanto batalha contra as adversidades que a Natureza lhe impõe, encara-nos… bela, deslumbrante, altiva, orgulhosa e triunfante. Lança sobre nos o seu encanto, extasia-nos com seu perfume inebriante…
Por isso, … por tudo isso, ela só pode ser a Rainha de todas as flores, mãe de todas as cores e, necessariamente, madrinha de muitos amores.

Nenhum comentário: