18 dezembro 2007

Viagem no tempo (Praça Nova na Soncent)


Na semana passada aconteceu-me uma coisa engraçada. Recebi um sms que dizia assim “Oi …, bo ta lembrá d’mi? M’ mandá um msg pa bo Outlook. Um bijim. …”(1)
Claro que me lembrava… Viajei no tempo, voltei ao liceu, à minha adolescência. Tinha então menos que metade da idade que tenho agora. Ele fora o meu primeiro namoradinho (sorriso). Não durou muito tempo, depois cada um seguiu seu caminho, sua vida… Não passou de uns beijinhos inocentes, uns abraços meio desajeitados, a troca de alguns bilhetes, umas horitas na praça, a Praça Nova, lá em Soncent, onde íamos todos passear. Ai que saudades tenho daquela Praça, da minha adolescência, …
Como tinha-me encontrado? Soube onde eu estava, através de um antigo colega do liceu, durante uma viagem recente à Itália. Depois do regresso, num meio tão pequenino como o nosso, onde quase todo o mundo se conhece, não lhe foi difícil conseguir os meus contactos.
Respondi ao sms. Ligou-me, conversamos, um pouco sobre tudo, sobre nada em especial. Um desses dias, vamos tomar um cafezito. Vamos conversar certamente sobre aquele tempo esquecido, sobre a nossa adolescência, sobre a Praça Nova...
Aquela mesma Praça Nova onde, em criança, tantas vezes fiz a roda com outras menininhas da minha idade. Íamos todas arrumadinhas, vestidinho de saia rodada, sapatinhos pretos ou brancos (como os sapatos das bonecas de porcelana), meias de renda branca até os joelhos, tranças ou caracóis com fitas de cetim. Esperávamos ansiosas que a banda municipal (instalada no quiosque da praça) começasse a tocar e então, todas de mãos dadas, fazíamos uma enorme roda a dançar. E a praça, aquela praça, “a” praça, transformava-se num recanto mágico cheio de música, alegria e cores… Cheiros também, a pipocas acabadas de fazer e mancarra torrada (2) … Que saudades!!!

(1) “Oi …, lembras-te de mim? Mandei uma mensagem para o teu Outlook. Um beijo. …”
(2) Amendoim torrado

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao ler no teu blog "viagem no tempo (praça nova na soncent"), deu uma nostalgia e correu lágrimas pela face, pela minha infancia e tudo de bom que vivi.Que saudades desses tempos idos.
Obrigado por me teres proporcionado isso, através dos teu olhar.Um bem haja enorme para ti.